Image

SUPER BOCK GROUP

SUPER BOCK

Calsberg

água das pedras

Somersby

Termos e condições

Política de cookies

Política de privacidade

Contactos

Newsletter

A vitalis utiliza cookies no site para te proporcionar uma melhor experiência de utilização.

Verdades e Mitos sobre a água: esclareça as suas dúvidas!
Bem-estar

voltar

A água é um bem-essencial ao organismo, sendo essencial à sobrevivência humana.

A água presente no organismo necessita de ser renovada diariamente, de modo a remover as impurezas e resíduos resultantes do metabolismo interno, sendo, por isso, muito importante um consumo de água diário suficiente para suprir as necessidades hídricas do organismo.

A quantidade de água que necessita de ingerir por dia está dependente do balanço entre a ingestão e as perdas. As perdas de líquidos ocorrem através da urina, fezes, transpiração e respiração e quando estas excedem a ingestão pode ocorrer desidratação celular, a qual acarreta diversas consequências para a saúde: desconcentração, irritabilidade, queda da tensão arterial, tonturas, entre outras.

Mitos e verdades sobre a água
Apesar da sua importância vital, existem diversos mitos associados à ingestão de água que importa esclarecer, nomeadamente:

1. Recomendações de Hidratação

Habitualmente, recomenda-se uma ingestão diária de 1,5L a 2L de água e um limite máximo de 3L. Porém, estas quantidades variam de forma individual, dependendo de diversos fatores, incluindo, idade, atividade física e clima.
Um indicador bastante fiável para saber o consumo de água que necessita por dia é a cor da sua urina.
De facto, se a urina se apresentar de cor escura e cheiro intenso, é um claro sinal de que o organismo está a acumular toxinas e precisa de beber mais água.

2. Beber água engorda / emagrece – Mito

Nem uma, nem outra. Se a ingestão de água for exagerada, causa efeito de barriga inchada. Se for reduzida, não ajuda ao metabolismo.

3. O pH da água é o aspeto mais importante na escolha de uma água - Mito

O pH da água tem sido um tema amplamente explorado nos últimos tempos, defendendo-se, de forma crescente, águas com pH mais alcalino.
No entanto, na verdade, o pH da água não tem grande implicação no pH do organismo, visto que este se mantem sempre entre os 7,3 e 7,4 recorrendo a mecanismos internos. Além disso, o pH do estomago é sempre ácido, reduzindo o pH dos alimentos e da água que ali passam.

4. Mesmo quando não tem sede, pode estar desidratado – Verdade

5. A água com gás engorda – Mito

O gás carbónico adicionado à água é isento de valor energético, sendo apenas responsável por conferir à água características organoléticas específicas.

6. Beber água com limão é benéfico para a saúde, apesar de não estar diretamente relacionada com o emagrecimento – Verdade

O planeamento semanal deve incluir muitos km, mas também dias de descanso, de forma a prevenir lesões e não entrar em fadiga muscular.

Apartado 1044 Mosteiro - Leça do Balio

4466-955 S. Mamede de Infesta

Image

© 2019 All rights reserved.