SUPER BOCK GROUP

SUPER BOCK

Calsberg

água das pedras

Somersby

Termos e condições

Política de cookies

Política de privacidade

Contactos

Newsletter

A vitalis utiliza cookies no site para te proporcionar uma melhor experiência de utilização.

Treino para cada tipo de corpo
14 de agosto de 2019
Dicas de treino

voltar

O treino deve ser algo individualizado, sendo que cada caso é um caso e necessita de um treino específico para cada pessoa, respeitando todo um conjunto de fatores aliados ao objetivo da pessoa. Escolher o treino para cada tipo de corpo é importante para conseguir atingir os seus objetivos de forma eficaz.


Cada corpo é único, tem a sua velocidade de metabolismo, estrutura óssea e predisposição de acúmulo de gordura, logo reage de forma distinta aos estímulos induzidos pelo treino. Existem algumas características físicas que classificam cada tipo de corpo, uns são mais magros, outros com uma estrutura corporal maior e outros com um corpo atlético por natureza, a denominação destes diferentes tipos de corpos é somatótipos, que são divididos em: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo.

Portanto o treino para cada tipo de corpo deve ser um dos fatores a ter em conta no momento de elaborar o plano de treino, para que consiga alcançar os seus objetivos de forma eficaz.

Treinos para os três tipos de corpos

1. Ectomorfo

As pessoas deste grupo têm uma estrutura magra e normalmente têm dificuldade em ganhar peso, mesmo comendo uma quantidade elevada de calorias, isto devido ao seu metabolismo acelerado.

Os indivíduos deste somatótipo devido ao seu metabolismo acelerado têm dificuldade em ganhar peso, essencialmente massa muscular. Para este grupo o indicado são treinos de musculação intensos, de curta duração com cargas elevadas, dando ênfase aos grandes grupos musculares (pernas, peito e costas), os treinos de hipertrofia são indicados, pois têm o intuito de aumento de massa muscular. Os treinos aeróbicos para pessoas ectomorfas não são tão aconselhados, pois aceleram o processo de emagrecimento.

Outro fator importante é a alimentação, as pessoas com estas características devem adoptar uma dieta hipercalórica, isto é, uma alta ingestão de calorias devido ao seu rápido metabolismo, ou seja, deverá consumir mais calorias do que as que gasta. Tendo um bom aporte de hidratos de carbono complexos, boas gorduras e uma quantidade considerável de proteína (entre 1.8 a 2.2g de proteína por kg corporal). É importante que se aconselhe com um nutricionista para que tenha uma alimentação de qualidade e estratégica para não entrar em catabolismo (perda de massa muscular).

2. Endomorfas

As pessoas desta categoria, normalmente tem uma considerável quantidade de massa gorda, o corpo é mais arredondado e têm uma estrutura corporal larga, tendo tendência para engordar e dificuldade para perder gordura. Os individuos com este somatótipo normalmente têm um metabolismo lento o que dificulta o processo de emagrecimento,

O treino mais aconselhado será utilizar exercícios compostos (agachamento, flexões, entre outros) e de alta intensidade que irá ajudar a aumentar o metabolismo e estímular a perda de massa gorda. Os treinos intensivos podem ser aplicados para todos os somatótipos, quanto mais massa muscular tiver, mais rápido será o metabolismo e mais calorias o corpo queima. Aqui os treinos aeróbios também podem e devem fazer parte do plano de treino.

O cuidado na alimentação é fulcral, para os endomorfos a dieta deve ser hipercalórica, ou seja, ingerir menos calorias que as que gasta, deve dosear a ingestão de hidratos de carbono e gorduras, equilibrando com o consumo devido de proteínas.

Os endomorfos são o oposto dos ectomorfos, os primeiros têm facilidade em acumular gordura e aumento de peso.

3. Mesomorfos

Este é o somatótipo que apresenta mais vantagens, são aquelas pessoas que geralmente dizemos que têm uma “boa genética”, porque apresentam uma maior estrutura óssea, o aspeto de um corpo atlético e têm facilidade em ganhar massa muscular, que pode ou não, ser acompanhada de massa gorda.

As pessoas com estas características normalmente têm facilidade em adaptar-se a qualquer tipo de treino e obtém rápidos resultados. A escolha do treino dependerá do objetivo de cada um, podendo ser treino de força ou treino aeróbio.

Quanto à alimentação os mesomorfos têm um metabolismo acelerado e facilidade em aumentar a massa muscular, contudo é importante que tenha uma alimentação nutrida, com aporte proteico necessário para a manutenção ou desenvolvimento de massa muscular.

É importante saber qual o seu somático para escolher o treino que melhor se adequa, sendo que seja qual for o seu, é possível atingir bons resultados, seja com maior ou menor esforço. Basta alinhar o treino, alimentação e descanso. É fundamental que peça sempre a orientação de profissionais da área, para que atinja os seus objetivos de forma segura e eficaz.



Sara Tomás - Personal Trainer

Apartado 1044 Mosteiro - Leça do Balio

4466-955 S. Mamede de Infesta

Image

© 2019 All rights reserved.