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Pilates na gravidez
14 de agosto de 2019
Bem-estar

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O pilates pode ser um grande aliado na gravidez, veja todos os seus benefícios para a ajudar a ter uma gestação mais fácil.

Praticar exercício físico na fase de gestação oferece muitos benefícios, no entanto o exercício deve ser direcionado para as necessidades da grávida e respeitando as suas limitações.

Durante a gravidez o corpo sofre algumas alterações e muitas vezes a alteração do padrão de movimento e o aumento de peso do corpo podem provocar dores na região lombar e alterações dos músculos do centro do corpo, sendo que praticar pilates na gravidez pode ajudar a que passe uma gestação mais agradável, pois além dos vários benefícios vai ajudar a suportar melhor o peso, diminuir as dores nas costas e facilitar o trabalho de parto.

A prática de pilates tem como objetivo melhorar a postura, flexibilidade, fortalecimento do core (musculatura do centro do corpo), estabilidade da zona pélvica e preservação das articulações, sendo que o pilates na gravidez será uma grande ajuda, dado que estes itens se vêem fragilizados durante a gestação e ajudará a proporcionar um parto mais fácil e diminuindo a sensação de inchaço, dores nas costas e nas pernas.

O Pilates na gravidez pode ser realizado desde o primeiro trimestre, desde que com autorização médica e com acompanhamento de um profissional da área, para garantir que realizará os exercícios de forma correta para não trazer qualquer problema para a mãe ou para o bebé.

Benefícios do Pilates na gravidez:

Os benefícios do pilates na gravidez são muitos, desde o fortalecimento da musculatura que ajudará a suportar o peso da barriga, a facilitar o trabalho de parto normal e diminuir o risco de incontinência urinária que é algo comum na gravidez.

Outros benefícios:

• Previne e Diminui as dores e desconforto nas costas;
• Fortalece o soalho pélvico;
• Desenvolve a consciência corporal;
• Fortalece os músculos essenciais para o trabalho de parto, o que vai facilitar o mesmo;
• Aumenta a sensação de bem estar;
• Melhora a resistência física;
• Ajuda a controlar o peso;
• Melhora a circulação sanguínea;
• Maior oxigenação do bebé;
• Ajuda a diminuir o stress, o que por consequência diminui os níveis de cortisol (hormona do stress) o que é benéfico para o bebé.


Estes são muitos dos benefícios do pilates na gravidez, é indicado que pratique atividade física durante a gestação desde seja realizada de forma consciente. Peça orientação de um profissional da área, tanto na parte de exercício como na parte da alimentação que também é importante que esteja bem nutrida para seu bem e do seu bebé e mantenha-se hidratada, tenha sempre a sua água Vitalis presente nos treinos :)

Sara Tomás - Personal Trainer

Apartado 1044 Mosteiro - Leça do Balio

4466-955 S. Mamede de Infesta

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