SUPER BOCK GROUP

SUPER BOCK

Calsberg

água das pedras

Somersby

Termos e condições

Política de cookies

Política de privacidade

Contactos

Newsletter

A vitalis utiliza cookies no site para te proporcionar uma melhor experiência de utilização.

Como potenciar o treino
5 de julho de 2019
Dicas de treino

voltar

Sente-se estagnado nos seus treinos? Quer evoluir e não sabe como? Neste artigo vamos abordar dicas de como potenciar o seu treino!

Sabemos que nos devemos desafiar e superar para que hajam evoluções, é o que sucede também com o exercício físico, para que continue a existir uma constante evolução e que se consigam cada vez melhores resultados existem alguns detalhes que farão toda a diferença. Então, como potenciar o treino?

Selecionamos alguns fatores cruciais para potenciar o treino, sendo eles:

1. Definição de objetivos
2. Carga de treino
3. Descanso
4. Sono
5. Alimentação
6. Periodização

1- Defina Objetivos de Treino

É importante que se estabeleçam objetivos a atingir, seja em atletas de alta competição, amadores ou tendo o treino o intuito de saúde e estética.

Estabelecer metas a atingir é fulcral para direcionar o planeamento de treino, para que tenha foco e disciplina e que consiga avaliar a sua evolução, é uma boa ferramenta para que se mantenha motivado, assim como gratificante por ver que está a evoluir, ou caso contrário para que possa reavaliar e perceber o porquê de não estar a atingir os seus objetivos e restruturar o planeamento.

2- Carga de treino

A carga de treino é um meio de treino que exerce uma influência sobre o organismo, provocando novos estímulos. A componente de carga de treino pode ser utilizada como intensidade e conduzirá o organismo à fadiga que depois com o repouso e alimentação serão repostos os gastos de energia. Portanto este é um fator crucial que potencia o treino.

3- Descanso

O treino provoca uma melhoria das capacidades levando os músculos à fadiga, se treinar determinado grupo muscular e se a carga e o número de repetições forem intensos, os músculos solicitados começam a perder capacidade funcional levando-os a um estado de fadiga, que serão recuperados com a alimentação e o repouso, que fará com que esses músculos, passado algum tempo, tenham um nível estrutural e um nível de força superior. Daí a importância do treino, alimentação e descanso, o chamado - Triângulo da saúde.

4- Sono

O sono é muitas vezes negligenciado e, no entanto, tem um fator importante não só no que diz respeito à saúde, mas no âmbito do exercício físico.


O sono, quando com qualidade, é essencial para reparar e repor a energia gasta durante o dia e todos os fatores que o limitam são prejudiciais a nível físico e mental.

Dando um exemplo específico quanto aos homens, a maioria dos lançamentos diários de testosterona ocorrem durante o sono, o músculo constrói-se no descanso. Uma boa noite de sono além de repor a energia e permitir que cumpra melhor o treino ajuda a concretizar a reconstrução celular.

5- Alimentação correta

A alimentação é um fator primoral no que toca ao treino e aumento de massa muscular. A alimentação é um dos pilares do treino e otimizada influencia o treino.

A alimentação fornece ao organismo os nutrientes necessários à substituição dos que foram gastos no exercício. Caso não seja suficiente quantitativa ou qualitativamente, o restabelecimento não sucede o que comprometerá a performance.

6- Periodização

A periodização é um dos mais importantes conceitos do planeamento do treino.

O planeamento de treino deve ser adequado ao indivíduo, deve respeitar as limitações, condições e necessidades de cada um e é fundamental que exista uma periodização, ou seja, uma variação dos estímulos de treino num determinado período de tempo.


Então percebemos que para potenciar o treino existe um conjunto de fatores que influenciam diretamente a evolução e a performance, daí a importância de ser acompanhado por um profissional da área, para que este o possa avaliar e contruir um planeamento de treino consoante as suas necessidades, condicionantes e objetivos.

Bons treinos!



Sara Tomás – Personal Trainer

Apartado 1044 Mosteiro - Leça do Balio

4466-955 S. Mamede de Infesta

Image

© 2019 All rights reserved.