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Como manter uma boa postura?
15 de abril de 2019
Bem-estar

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O sedentarismo que se vive nos dias de hoje acarreta várias consequências à nossa saúde, nomeadamente à coluna vertebral. Quase todos já tivemos uma ocorrência de dores de costas.

No geral, quase todas as acções diárias a que estamos sujeitos, seja no trabalho, na escola ou atividades do quotidiano tendem a que a população passe muito tempo sentada, ao computador, a ver televisão, ou a conduzir, o que faz com que tenhamos durante longos períodos de tempo posições incorretas e a musculatura relaxada. Os músculos posturais não tendo um trabalho de reforço muscular vão diminuindo a sua capacidade de sustentar a carga diária a que está sujeito e consequentemente prejudicando a coluna vertebral, o que além de de causar mal-estar e dores nas costas ou de cabeça, a postura incorreta pode acarretar problemas crônicos e duradouros como: a fadiga, hérnia discal, artrite, desvio da coluna, entre outros.

Qual a postura correta a adoptar?
A Postura diz respeito à posição que adoptamos em pé, sentado ou deitado. Uma boa postura é aquela que tem o menor gasto de energia e esforço relativamente aos músculos e ligamentos quando nos movimentamos ou quando realizamos atividades, seja apenas levantarmo-nos ou pegar em objetos com algum peso.

Com tantas horas de trabalho a que estamos sujeitos, parece difícil manter uma boa postura o tempo todo, no entanto, este cuidado diário pode evitar problemas de costas futuros, contraturas, tendites, desvios na coluna que o podem afetar e consumir tempo e qualidade de vida, portanto mudar alguns detalhes hoje pode prevenir maiores consequências amanhã.

9 dicas para uma postura correta
Existem muitas causas para a má postura, contudo têm solução desde que recebam a devida atenção: sobrepeso, massa muscular insuficiente, estar sentado ou caminhar numa posição incorreta durante muito tempo. Sugerimos algumas dicas para que possa melhorar a sua postura.

A Dormir
• Durma num colchão firme mas com o qual se sinta confortável;
• Evite dormir de barriga para baixo, pois causa uma torção da coluna cervical;
• Durma de lado com uma almofada entre as pernas de forma a ter a altura adequada dos quadris e outra por baixo da cabeça, a almofada deverá ser um apoio natural para a cabeça, não demasiado alta nem demasiado baixa. Desta forma irá minimizar a curvatura da coluna.

Sentado
• Não incline o peito para a frente nem descaia a lombar, de forma a não curvar a coluna;
• Sente-se com as costas direitas entre o encosto e o assento, procure manter um ângulo de 90º. Esta dica deve ser também aplicada enquanto estiver a conduzir e no sofá, não é por coincidência que as pessoas à segunda-feira têm mais dores de costas, mas porque normalmente passam mais tempo no sofá durante o fim-de-semana e com uma má postura;
• Os pés devem estar apoiados no chão e as coxas devem seguir a linha dos quadris.
• Se passar demasiado tempo sentado vá fazendo pausas procurando levantar-se e caminhar.

Em pé
• Coloque o seu peso principalmente na parte anterior dos pés;
• Mantenha os joelhos fletidos;
• Mantenha os pés afastados à largura dos ombros;
• Os braços devem caír naturalmente ao lado do corpo;
• Mantenha a coluna alinhada e apoie por completo os pés;
• Os ombros devem estar para trás e evitar que descaiam para a frente.

Evite andar com bolsas pesadas diariamente
• Ao andar com carteiras pesadas vai colocar carga sobre os ombros e provocar um desalinhamento da postura corporal. Opte por mochilas ou carteiras pequenas o mais leves possível.

Calçado

• O calçado demasiado alto deve ser evitado, assim como calçado completamente raso para não prejudicar o alinamento da coluna e manter a postura adequada.


Pratique exercício físico
• O exercício físico é benéfico para a saúde em vários aspetos, quer na componente física quer na psicológica, o exercício físico contribuirá para o desenvolvimento da capacidade muscular que fará com que tenha um melhor suporte da musculatura para que seja possível adoptar uma postura correta, bem como um trabalho de mobilidade adequado que o possibilite realizar com mais facilidade os movimentos e diminuir a tensão muscular.

Esperemos que com estas dicas consiga fazer algumas mudanças no seu quotidiano para contrariar as advertências para uma melhor postura e que lhe proporcione mais qualidade de vida.

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