SUPER BOCK GROUP

SUPER BOCK

Calsberg

água das pedras

Somersby

Termos e condições

Política de cookies

Política de privacidade

Contactos

Newsletter

A vitalis utiliza cookies no site para te proporcionar uma melhor experiência de utilização.

Como escolher um plano de treino?
13 de agosto de 2019
Dicas de treino

voltar

Sabemos que a prática de exercício físico é um dos pilares para uma vida saudável e cada vez existem mais adeptos a um estilo de vida saudável. Contudo, é importante saber como escolher um plano de treino.

É importante que antes de começar qualquer tipo de modalidade desportiva informe o seu médico e peça ajuda a um profissional da área do desporto para que o avalie, acompanhe e faça uma orientação para que treine de forma correta.

Como escolher um Plano de Treino?
Podemos comparar um plano de treino com uma receita médica, deve ser elaborado após uma avaliação por um profissional da área, atendendo à sua condição física, limitações e objetivos. Um plano de treino deve ser de carácter individual, sendo que cada caso é um caso.

9 aspetos relevantes no momento da escolha do plano de treino

1. Avalia a tua condição física

A primeira etapa para a escolha de um plano de treino deve ser ter a autorização médica, posto isto deve procurar um profissional da área que lhe realize uma avaliação, fazendo o levantamento das suas limitações e condicionantes (lesões antecedentes, doenças, problemas articulares, etc).

É importante também perceber que tipo de atividades desportivas prefere, para que tente aliar a sua preferência aos objetivos, isso vai proporcionar mais motivação e continuidade à prática desportiva.


2. Defina Objectivos de Treino

É importante que se estabaleçam objetivos a atingir, para direcionar o treino para tal e para que haja foco e motivação por parte do praticante.

3. Princípio da Individualização

O exercício físico deve ser apropriado a cada um, respeitando as suas características individuais. Quer quanto às capacidades quer quanto às limitações de cada um e ir acompanhando a sua evolução.

4. Seleção dos exercícios

A escolha dos exercícios deve acima de tudo respeitar a execução técnica do mesmo. A primeira fase do treino deve ser de aprendizagem dos exercícios e só depois ir colocando cargas externas.

5. Intensidade adequada

A intensidade do treino deve ser adequada a cada um, para que não hajam lesões, mas ao mesmo tempo desafiadora. As alterações de intensidade podem ser feitas através de carga externa, do número de repetições, dos tempos de descanso ou ainda do tempo de execução dos exercícios.

Quando há um aumento das cargas e diminuição do número de repetições estimulamos o desenvolvimento e força muscular. Quando aumentando o número de repetições e acelerando a execução dos exercícios promovemos a resistência muscular.

6.Periodização

A periodização é um dos conceitos mais importantes do planeamento do treino.

Deve existir um macrociclo que se caracteriza pela divisão de treinos em períodos de 4 meses a 1 ano (é variável), com ciclos de construção da performance, em que cada um dos ciclos visa o desenvolvimento de diferentes capacidades e diferentes objetivos.

Estes períodos são fundamentais para que ocorra evolução e variação dos estímulos para o organismo.

7. Equilíbrio muscular

O corpo deve ser trabalhado de acordo com as suas necessidades e para que tenha a melhor qualidade de vida possível. É importante que o plano de treino vise o equilíbrio corporal, por exemplo se tiver a parte do tronco muito desenvolvida comparativamente com os membros inferiores estará em desiquilíbrio. É necessário que haja ciência no treino.

8. Reavalia e atualiza o Plano de treino

Os planos de treino devem ser atualizados regularmente. O corpo precisa de estímulos novos para que haja constante evolução.

O treino deve ser desafiante, sempre que sentir que está dentro da zona de conforto durante o treino, será altura de reavaliar e adaptar o treino.

Elaborar um plano de treino é algo complexo e, deve começar por ter uma boa base, que seja adaptado à condição individual no momento e vá evoluindo de forma saudável.

O ideal é que tenha a orientação de um profissional da área que o acompanhe, ensine a execução técnica dos exercícios e elabore um plano de treino que responda às sua necessidades, de forma eficaz e segura

Sara Tomás - Personal Treiner

Apartado 1044 Mosteiro - Leça do Balio

4466-955 S. Mamede de Infesta

Image

© 2019 All rights reserved.