Image

SUPER BOCK GROUP

SUPER BOCK

Calsberg

água das pedras

Somersby

Termos e condições

Política de cookies

Política de privacidade

Contactos

Newsletter

A vitalis utiliza cookies no site para te proporcionar uma melhor experiência de utilização.

Como diminuir o apetite: estratégias fáceis de aplicar no seu dia-a-dia
15 de abril de 2019
Nutrição

voltar

A luta contra a balança é uma batalha travada diariamente por muita gente. Como tal, multiplicam-se recomendações sobre como diminuir o apetite e promover uma perda de peso saudável e consistente.

Isto porque, descobrindo estratégias para controlar mais facilmente o apetite e ingerir menos calorias do que as que gasta, irá conseguir perder peso de forma saudável.

Por outro lado, e aquando um processo de emagrecimento, ocorre um processo de adaptação metabólica no organismo que culmina, entre outros efeitos, num aumento do apetite.

Por esse motivo, entre outros, é importante que saiba como diminuir o apetite.

Como diminuir o apetite?

1. Fazer refeições regulares ao longo do dia
Uma das melhores estratégias para controlar o apetite é a realização de pequenas refeições ao longo do dia.
Isto porque, para evitar a compulsão alimentar é necessário que mantenha o seu nível de glicose (açúcar) no sangue estável, algo que pode alcançar com a ingestão regular ao longo do dia, começando por um pequeno-almoço rico e completo.

2. Respeitar os mecanismos naturais de saciedade
Evite comer por impulso e guie-se pelos sinais de saciedade que o seu organismo lhe vai transmitindo.
Este processo torna-se mais fácil se comer devagar, mastigar bem os alimentos e fizer algumas pausas durante a refeição, visto que o seu organismo precisa de tempo para ativar os mecanismos da saciedade.

3. Praticar exercício físico regularmente
O exercício físico é uma das melhores respostas para a questão de como diminuir o apetite.
Com efeito, além de promover uma diminuição dos níveis de ansiedade promotores do aumento do apetite, a prática de exercício físico irá estimular a libertação de hormonas que promovem a sensação de saciedade e ajudam no controlo do apetite por alimentos mais ricos em açúcar ou gordura.

4. Dormir um número de horas adequado
Dormir menos ou mais horas do que é recomendado influencia o apetite pois influencia a produção de leptina, hormona que reduz a fome, e aumenta a produção de grelina, hormona que a estimula.
Tente dormir cerca de 7 a 9h por noite, diariamente.

5. Evitar a desidratação
Uma hidratação adequada e a ingestão de água ou chá sem açúcar ao longo de todo o dia, em particular antes das refeições, evita a desidratação e promove a saciedade, evitando a confusão entre a fome e a sede.

6. Aumentar a ingestão de fibra
Os alimentos ricos em fibra requerem mais tempo e esforço a nível de mastigação, o que promove uma maior sensação de saciedade.
Por outro lado, uma vez que as fibras absorvem grandes quantidades de água, também provocam distensão do estômago e atrasam o esvaziamento gástrico, o que ajuda na diminuição do apetite.

7. Ingerir alimentos ricos em proteína ao longo do dia
A proteína é um nutriente que confere uma maior sensação de saciedade do que os hidratos de carbono e a gordura. Além disso, permite preservar de forma mais eficiente a massa magra (e, consequentemente, manter o metabolismo basal mais ativo), o que também contribui para proporcionar maiores níveis de saciedade.

Apesar disso e para melhores resultados, não hesite em consultar um nutricionista, de forma a obter aconselhamento nutricional especializado e um plano alimentar nutricionalmente equilibrado e adequado às suas características individuais.

Apartado 1044 Mosteiro - Leça do Balio

4466-955 S. Mamede de Infesta

Image

© 2019 All rights reserved.