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A importância da água: dicas para beber mais água durante o dia
15 de abril de 2019
Nutrição

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A prática de uma alimentação saudável engloba também bons hábitos de hidratação. A importância da água é transversal a todo o organismo e, como tal, é fundamental manter uma boa hidratação diária.

A água é um bem-essencial à sobrevivência de qualquer ser humano. Sem ela, a vida não seria possível, pois representa uma grande parcela no organismo.

Com efeito, a água participa ativamente em quase todos os processos fisiológicos inerentes à nossa sobrevivência, nomeadamente na digestão, na absorção, circulação e eliminação de muitas substâncias do organismo. Daqui se depreende, portanto, a enorme importância da água para a saúde.

A água presente no nosso organismo necessita de ser renovada de forma contínua, sendo, por isso, muito importante uma ingestão hídrica regular e em quantidades adequadas à saúde e particularidades do estilo de vida de cada um.

As perdas de líquidos ocorrem através da urina, fezes, transpiração e respiração e quando estas excedem os aportes ingeridos a pressão osmótica aumenta e pode ocorrer desidratação celular.

No entanto, e apesar da importância da água para a saúde, ainda existem muitas pessoas que bebem uma quantidade de água insuficiente e ficam em estados de desidratação, com as diversas consequências que isso acarreta: desconcentração, irritabilidade, maior vontade de comer, queda da tensão arterial, tonturas, entre outras.

Importância da água para a saúde

De uma forma sucinta, a importância da água para a saúde reflete-se nos seguintes aspetos:

- Ajuda na eliminação de toxinas do nosso organismo, contribuindo para o seu bom funcionamento e equilíbrio.
- Constitui um importante veículo de nutrientes, em particular minerais, a todas as células e tecidos;
- Ajuda a manter a temperatura corporal;
- Promove o bom funcionamento do trânsito intestinal e previne / combate a prisão de ventre;
- Hidrata e mantem saudáveis e bonitos a pele e o cabelo, retardando o seu envelhecimento;
- Ajuda a prevenir as infeções urinárias;
- Minimiza a retenção de líquidos;
- Ajuda a controlar o apetite.

Recomendações para a ingestão de água

Habitualmente, recomenda-se uma ingestão diária de 1,5L a 2L de água. Porém, esta quantidade é variável de pessoa para pessoa, dependendo da atividade física ou profissional, do seu metabolismo e outras características pessoais.

Efetivamente, a quantidade de água que o organismo necessita deriva da necessidade dos fluidos corporais individuais, os quais são influenciados por fatores como a idade, a gravidez e lactação, a atividade física, o tipo de alimentação, o clima e as perdas aumentadas que podem ocorrer derivadas de vómitos, náuseas, entre outros.

O caso do exercício físico é dos mais relevantes, visto que durante a prática de exercício físico o corpo perde água, através do suor e, consequentemente, oligoelementos e sais minerais que é necessário repor, aumentando a necessidade de água.

Um indicador bastante fiável para saber a quantidade de água que necessita de beber é a cor da sua urina. De facto, se a urina se apresentar de cor escura e cheiro intenso, é um claro sinal de que o organismo está a acumular toxinas e precisa de beber mais água.

Dicas para aumentar a ingestão de água a cada dia

Dada a importância da água para o organismo e as consequências que a desidratação acarreta, é importante que consiga alcançar diariamente a quantidade que necessita.

Neste sentido, e para quem beber água é uma dificuldade no dia-a-dia, deixamos algumas dicas para aumentar a sua ingestão hídrica a cada dia:

1. Beba um copo de água logo de manhã em jejum – está em casa, com mais tempo e há pouca probabilidade de se esquecer;

2. Leve uma garrafa de 1,5l de água diariamente para o trabalho e coloque em cima da secretária. Assim, de cada vez que olhar para ela irá lembrar-se de beber;

3. Nos dias mais frios, opte por beber chá sem açúcar, de modo a facilitar a ingestão de água através da temperatura e um sabor diferente;

4. Aromatize a sua água com limão, canela, fruta, hortelã, entre outros, de modo a acrescentar sabor à mesma;

5. Evite a ingestão de refrigerantes e bebidas alcoólicas, pois além de serem fontes de calorias ocas, provenientes do açúcar e do álcool, diminuem a necessidade de beber água e são utilizados como alternativas à mesma;

6. Pratique mais exercício e obrigue-se a levar consigo uma garrafa de água para acompanhar o seu treino;

7. Não espere pela sensação de sede para beber água, pois esta sensação já é um sinal de desidratação. Esforce-se por distribuir a ingestão hídrica ao longo do dia, mesmo quando não tem sede.

8. Instale uma aplicação no telemóvel que o lembre de beber água e que monitorize a sua ingestão diária e o cumprimento dos objetivos. Isso irá motivá-lo a beber mais quantidade diariamente.

9. Proponha desafios com os seus amigos para ver quem bebe mais água. Assim é uma forma de se incentivarem uns aos outros e tornarem esta missão mais divertida.

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