Image

SUPER BOCK GROUP

SUPER BOCK

Calsberg

água das pedras

Somersby

Termos e condições

Política de cookies

Política de privacidade

Contactos

Newsletter

A vitalis utiliza cookies no site para te proporcionar uma melhor experiência de utilização.

5 Razões para Beberes Água Diariamente
Bem-estar

voltar


Não há bebida melhor que água. Para além de ser essencial para a nossa sobrevivência, é uma bebida acessível a todos e que se associa a inúmeros benefícios para a saúde. A água representa, aproximadamente, dois terços do nosso peso corporal e é uma componente indispensável para o bom funcionamento do organismo. E porque a promoção de saúde começa na literacia, hoje partilho 5 motivos que fazem da água uma bebida que devemos incluir na nossa rotina diariamente.



1. Bom Funcionamento do organismo

A hidratação consiste na reposição de água no organismo e é crucial para o bom funcionamento do mesmo. Ao longo do dia perdemos água através do suor, respiração, urina e outros processos biológicos essenciais. Isto faz com que a água que adquirimos através dos alimentos, não seja suficiente para manter um nível adequado de hidratação.


O consumo adequado de água é essencial para o desempenho de funções tão importantes quanto a regulação de temperatura, controlo de pressão arterial, função cognitiva, entre outros.  Para além disto, sabemos que ao prevenir a desidratação, estamos também a diminuir o risco de infeções urinárias, pedras nos rins, e obstipação. Assim, estar hidratado torna-se um dos primeiros passos para o bom funcionamento do nosso organismo.


2. Gestão de peso

Um dos possíveis benefícios do consumo de água é a manutenção e gestão de peso saudável. Um estudo em Fevereiro de 2016, da Revista de Nutrição Humana e Dietética, que avaliou o padrão alimentar de 18000 adultos, revelou que aqueles que consumiam mais água, geralmente. acabavam por consumir menos calorias ao longo do dia, contribuindo assim para a perda de peso.

Faz sentido, tendo em conta que o consumo de bebidas açucaradas pode facilmente levar a um aumento do consumo energético e assim comprometer uma perda de peso eficiente. Assim, trocar um refrigerante ou sumo por água pode ser um dos passos para melhorar a nossa dieta.

Adicionalmente, não raras vezes, confundimos o reflexo da sede com a sensação de fome, e acabamos por comer quando o que realmente precisamos é de beber água. Assim, criar a rotina de beber água regularmente ao longo do dia, pode ser uma estratégia útil para a manutenção de um peso saudável.


3. Trânsito Intestinal

A hidratação tem um papel importante tanto na diarreia, como na obstipação.

No caso de quadro de diarreia, há um aumento significativo de perda de água pelo intestino, sendo por isso importante repor os líquidos perdidos, através de um maior consumo de água.


No caso da obstipação, é amplamente conhecido o papel do consumo de fibra. Contudo, para que este tenha um efeito benéfico, é importante que seja acompanhado de um aumento de consumo de água. Beber água suficiente, assim como manter uma dieta saudável, são muitas vezes um dos primeiros passos para prevenir e melhorar quadros de obstipação.


4. Prevenção de infeções Urinárias


As infeções urinárias são uma patologia frequente e limitante nas mulheres em idade reprodutiva. Para além dos cuidados de higiene importantes na sua prevenção, são vários os estudos que demonstram que o consumo de água pode prevenir de forma significativa a incidência de infeções urinárias.


Em 2018 um estudo publicado na revista JAMA, avaliou 140 mulheres em idade pré-menopausa que tinham mais de 3 episódios de cistite infeção urinária por ano, e que diziam beber menos de 1,5L de água por dia. Foram divididas em 2 grupos, sendo que em um deles foram incentivadas a consumir mais 1,5L de água, e no outro mantiveram o seu consumo habitual. Os autores do estudo concluíram que as mulheres que consumiram mais água, reduziram em 50% os episódios de infeção urinária.


Assim, há uma enorme evidência científica que sugere que o consumo de água pode ajudar a prevenir a recorrência de infeções urinárias.



5. Prevenção de Cálculos Renais

Em Portugal, pensa-se que quase 10% da população possa desenvolver cálculos renais (ou “pedras nos rins”). É importante reforçar o papel da hidratação na prevenção desta patologia.

Sabemos que uma hidratação inadequada (por diminuição do consumo, ou aumento das perdas) é uma das causas do aparecimento de cálculos renais. Isto porque a água dilui algumas das substâncias que podem contribuir para o aparecimento dos cálculos. Neste sentido, e de acordo com a evidência científica disponível, uma das recomendações médicas feitas nestes casos é a de aumentar o consumo de água diário (geralmente >2 litros por dia), tendo especial cuidado com dias em que as perdas de água são maiores.

Conclusão

Melhorar a nossa saúde não é nem deve ser complicado, caro ou desagradável. Na grande maioria das vezes, o importante é criar rotinas sustentáveis e descomplicadas, às quais nos vamos habituando por nos fazerem sentir bem. Beber água é um excelente exemplo disso. Apesar de. por vezes. não ser intuitivo, é um hábito que se associa a inúmeros benefícios para a saúde, e acaba por nos fazer sentir melhor. Seja água fresca, aromatizada ou usada para fazer infusões, é importante reforçar o seu consumo e tentar incluí-la com regularidade no nosso dia-a-dia.


Margarida Santos, médica de Medicina Geral e Familiar

Apartado 1044 Mosteiro - Leça do Balio

4466-955 S. Mamede de Infesta

Image

© 2019 All rights reserved.